Apresentação
A Extensão IN Vivências é uma publicação da Faculdade dos Carajás que tem como objetivo divulgar experiências extensionistas, atividades práticas e de estágios vivenciadas por docentes, técnicos administrativos e estudantes. A revista busca valorizar a interação entre a academia e a comunidade, promovendo o intercâmbio de saberes e o fortalecimento do papel social da educação superior.
Com foco na interdisciplinaridade e na articulação entre teoria e prática, os trabalhos publicados devem evidenciar o compromisso com a formação cidadã, com o desenvolvimento regional e a transformação social por meio da extensão universitária.
ISSN Eletrônico 3086-1330.
Periodicidade – A revista tem periodicidade semestral. Os textos aceitos para publicação serão lançados coletivamente quando o sumário referente ao número estiver pronto ao final de cada semestre.
Público-alvo – Em decorrência de seus objetivos, Extensão IN Vivências tem como público alunos, docentes e técnicos das diversas instituições de ensino nacionais e estrangeiras, membros de organizações públicas e da sociedade civil envolvidas em práticas de extensão universitária e comunidade em geral.
EXPEDIENTE
CORPO EDITORIAL
Organizador
Alexandre Bueno – Faculdade dos Carajás
Conselho Editorial
- Aline Pereira dos Santos Amaro Correia – Faculdade dos Carajás
- Andrea Hentz de Mello – UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
- Andrea Pereira da Conceição – UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins
- Camila Soares Alves – Faculdade dos Carajás
- Cesar Mendel Fernandes Ferreira – Faculdade dos Carajás
- Flávia Madeira da Silva – Faculdade dos Carajás
- Lucas Duarte Silva – Faculdade dos Carajás
- Paula Danielle Souza Monteiro – IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
- Sarah Laís Rocha – UEPA – Universidade Estadual do Pará
Equipe Técnica
- Cesar Mendel Fernandes Ferreira – Revisão e tradução
- Mickaelly Nascimento Cardoso de Miranda – Criação e arte
Periodicidade da Publicação – A publicação Extensão IN Vivências tem periodicidade semestral. Os textos aceitos para publicação serão lançados coletivamente quando o sumário referente ao número estiver pronto ao final de cada semestre.
Contato
Instituição/Editora Responsável
Extensão IN Vivências
Faculdade dos Carajás – Diretoria Acadêmica
Av. VP 8, Folha 32, Quadra Especial, Lote 2A
CEP: 68508-150 – Bairro Nova Marabá – Marabá – PA
94 3322-5600
NORMAS PARA PUBLICAÇÂO
Diretrizes para autores
A publicação Extensão IN Vivências aceita submissões de resumos expandidos com relatos de experiências extensionistas, atividades práticas ou de estágio. Os trabalhos devem evidenciar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a articulação com a comunidade, bem como o impacto social gerado pela ação desenvolvida.
Formato do Arquivo
O resumo expandido deverá ser submetido exclusivamente nos formatos .doc ou .docx. Trabalhos em pdf não serão aceitos.
Estrutura Obrigatória e Autoria
- O texto deve conter entre 4 (mínimo) e 6 (máximo) páginas, incluindo Título, Autores, Resumo e Palavras-chave, Abstract e Keywords, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências.
- O trabalho deve conter o máximo de 5 autores;
- Ao submeter o trabalho, os autores cedem à revista, de forma gratuita e por prazo indeterminado, os direitos de publicação, ficando autorizada sua reprodução, distribuição e disponibilização em meio impresso e/ou digital.
- É de responsabilidade exclusiva dos autores a produção integral do conteúdo submetido, sendo vedada a utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa para elaboração total ou parcial do trabalho.
- Não serão permitidas alterações na ordem ou composição da autoria após a submissão.
Formatação
- Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, justificado e recuo de primeira linha de 1,25cm.
- Citações longas (mais de 3 linhas): Arial 10, recuo de 4 cm, espaçamento simples.
- Tabelas e figuras devem estar numeradas, com título e fonte, conforme normas da ABNT.
- O resumo (português) e o abstract (inglês) devem conter de 100 a 250 palavras, em parágrafo único. Devem incluir: objetivo, metodologia, principais resultados e aprendizados.
- Três palavras-chave em cada idioma, separadas por ponto.
Originalidade e Avaliação
O trabalho deve ser original e inédito, implicando em sua não aceitação caso já tenha sido publicado, apresentado ou submetido a outra revista, evento ou meio de divulgação, no Brasil ou no exterior.
Referências
Devem ser elaboradas em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em sua versão mais atual.
Forma de avaliação
A Extensão IN Vivências utiliza o processo de avaliação por pares. Para assegurar a integridade nesse tipo de avaliação, o processo avaliativo a saber:
- Os resumos expandidos submetidos passarão pela pré-avaliação da equipe editorial para verificação da pertinência ao foco e escopo da revista;
- Uma vez aprovados na pré-seleção, os trabalhos serão submetidos à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação;
- Aos pareceristas cabe revisar a qualidade dos trabalhos de acordo com o rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição;
- Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável, desfavorável ou condicionado à reformulação do resumo propondo sugestões de reformulação aos autores;
- Os autores serão informados quanto ao prazo para reformulação, ficando sob sua responsabilidade o reenvio do trabalho final, conforme cronograma da edição.
Política de Acesso Livre
Esta publicação segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente publicações científicas fortalece a democratização do acesso ao conhecimento. Esta política propõe romper as barreiras econômicas e sociais que geram desigualdades tanto no acesso à informação quanto na publicação de resultados de pesquisas e práticas de extensão que buscam ou se enquadram em nossos padrões editoriais.
Submissão de Resumos Expandidos
Os resumos expandidos devem ser encaminhados para o endereço de e-mail extensaoinvivencias@carajasedu.com.br, observando rigorosamente as diretrizes estabelecidas no edital de chamada pública para submissão. É imprescindível utilizar o template da revista, atender todas as recomendações de formatação e garantir a ausência de qualquer identificação dos autores.
Os trabalhos CONDICIONADOS À REFORMULAÇÃO deverão ser reencaminhados via e-mail conforme cronograma da chamada pública de submissão. Após aprovado, o corpo editorial entrará em contato solicitando a identificação dos autores, sua filiação e endereço de e-mail para adicionar os dados no template final.
